top of page

Past Events

YSTO! StarTalk - Conquistas de um pensador.


Ao som de Arabesque Nº2 - Debussy.

A conquista do pensador.

Como realizar algo ? Realizar, concretizar, materializar.

Como conquistar algo ? Como conquistar a si mesmo ?

Como pensar corretamente ? Como treinar a sua mente ?

Como controlar os seus pensamentos e sentimentos ?

O que é ser um pensador no século XXI ?

O que é ser um pensador ? É aquele que pensa a dor.

O que é ser um vencedor ? É aquele que vence a dor.

O que é ser um empreendedor ?

É aquele que empreende a dor.

Dor.

Muitos fogem dela. Muitos sequer querem pensá-la. Dói demais pensar, certo?

Pois vos digo, mais ainda dói os véus da ignorância.

Aqui digo ignorante todo aquele ser que ignora a verdade.

Contrariando muito do que os grandes filósofos do passado diziam sobre não existir uma única verdade absoluta, digo-vos que existe A Verdade.

Quando afirmo veementemente que sou um livre pensador, livre das cátedras, e que procuro antes de mais nada ser livre em toda a minha potencialidade enquanto ser humano, assevero que pensar é um ato de liberdade, pois assumo a responsabilidade sobre meus atos e pensamentos, através de uma ciência exata: a ciência do pensamento.

Um grande yogi chamado Sivananda, um dia nos trouxe uma linda compreensão sobre o poder do pensamento. Em um de seus livros, o qual eu li e recomendo, chamado "O poder do pensamento", ele relata sobre este fato.

Senão vejamos:

"A força criadora do pensamento.

O pensamento cria o mundo, ele faz as coisas existirem. Os pensamentos dão ímpeto aos desejos e excitam as paixões. Um pensamento oposto ajuda a controlar os desejos e as paixões. Pense em alguém como sendo um bom amigo e o fato se torna realidade. Se você pensar nele como inimigo, a coisa também se realiza.

Os Pensamentos são forças mais sutis.

O pensamento é uma força refinada. Esta força nos é fornecida por alimentos. Quando o alimento é puro o pensamento também será puro. Quem tem pensamentos puros fala com grande pujança e produz profunda impressão nas mentes de quem o ouve. Cultive sempre pensamentos puros e sublimes.

O cultivo do pensamento é uma ciência exata." Sivananda.

Um pensador que seja verdadeiramente um líder, necessita faticamente que tenha entendimento sobre estas questões de vida. Caso contrário, observaremos diretrizes que fatalmente afetará negativamente todo o processo de construção de um ideal.

O processo de escuridão, ou ausência de entendimento e de sabedoria, é um processo que todo o ser passa até atingir um entendimento maior do que é a vida em si e de sua real importância.

A dor é inerente a qualquer processo de transformação, seja pessoal ou profissional.

Observo que o lado profissional sempre está ligado ao lado pessoal.

Apenas consigo ver uma melhoria profissional, se houver uma melhoria pessoal, em sua rotina de vida, em seus valores, em seus ideais.

Quando o homem se aprisiona em sua dor, nesta silente cela, fechando-se ao que o mundo tem a oferecer de bom, ou mesmo, sobrevalecendo-se aos demais, julgando ser melhor ou mais poderoso, por possuir bens ou status social, ou qualquer outra honraria, percebo que mais se aprisiona nesta ilusão chamada: ego.

A cela do ego. Já diriam os músicos do Genesis, na canção The Cage.

"I'm dressed up in a white costume

Padding out left-over room.

Body stretching, feel the wretching

In the cage

Get me out of the cage!"

"Eu estou vestido a rigor em uma fantasia branca

Fechando a saída da sala

Corpo estirado, sinto a violência

Na jaula

Tire-me desta jaula!"

Aquele que entende o jogo da vida, que compreende os mecanismos que temos para sobreviver neste sistema falido, compreende algo maior ainda a ser vivido. Compreende que deve retornar ao jogo de maneira elevada e purificada, de modo que apenas a essência se faz por valer.

Somos todos capazes de criar as nossas próprias vidas. Mas também, somos capazes de destruí-las ao passo que nos distanciamos de nossa essência primeva. É uma linha tênue e sutil, pois o ego e a vaidade pode trancafiar o homem em sua cela, a cela de sua própria ilusão: o ego.

Vejo muitos jovens da minha geração e de mais novas gerações se perdendo neste processo. Muitos desistem de seus objetivos tão facilmente, à vista do primeiro obstáculo. Muitos não sabem quais são suas missões de vida, seus objetivos de vida, seus anseios e suas previsões.

Muitos caem nas desilusões do sexo livre, do uso de alucinógenos, nos vícios negativos. Caem porque pertencem aos mesmos ditames que a massa possui. Caem por terem falta de amor em sua família, ou por falta de amor por si mesmos. Simplesmente caem.

A boa notícia é que podem se levantar, é que podem se transmutar, purificar-se e elevar-se ao novo objetivo maior.

O fato é que podemos conseguir melhorar a cada dia que passa, se ao menos realizar. Sim, realizar!

Volto ao pensamento do realizar.

O que é realizar ?

Em nosso dicionário da língua portuguesa, em especial a falada no Brasil, temos que realizar é:

"Efetuar; colocar em prática; fazer com que seja desenvolvido: realizou as modificações que queria. Concretizar-se; fazer com que se torne real; Desenvolver ou elaborar planejadamente: realizou o rascunho da obra. Constituir; acumular dinheiro, bens, riquezas, propriedades.

Realizar é sinônimo de: executar, elaborar, fazer, concretizar, constituir, efetuar"

Pois é. Realizar é algo tão bonito e tão desafiador. Lembro que há algum tempo atrás, tirei a palavra difícil de meu vocabulário. Isto, porque percebi que apenas usava esta palavra de forma com que ela havia um tom de bloqueio em minha mente.

Observo que cada vez que vigio o que penso, mais a substância una flui em mim, sim, a The One Substance.

Esta substância una, permeia todo e qualquer ser vivente. Ela está dentro de todos nós, e é a razão de toda criação. Portanto, enquanto vos escrevo, estou expressando esta substância una, neste exato momento.

É importante dizer que realizar tem a correlação com esta substância, com a Energia. Esta mesma energia vibra dentro de mim, como em todos os planetas, universos, multiuniversos, galáxias, mares, sóis, animais, plantas, humanos, etc.

O realizar tem a coligação com concretizar, tirar do papel, por em prática, agir.

Sim, agir!

E então, como o pensador conquista a sua dor ? Ao agir com sabedoria interior!

Ao entender que precisa compreender o lado animal e humano, que habita concomitantemente dentro do ser. E ao compreender que quanto mais controlado for, mais estará próximo do coração.

Exatamente. Quando o pensador coloca em prática as suas resoluções sobre determinada questão existencial, ele age de forma extraordinária.

Poderíamos dizer que teríamos dois tipos de forças: a força humana e a força do coração.

Pode notar, é perceptível nos seres a falta desta potencialidade, quando eles se aventuram em atos de corrupção sistêmica, latrocínios, ou crimes de qualquer ordem. É neste mecanismo que o ego e as influências energéticas negativas interceptam nestes seres, de modo que haja cada vez mais problemas e desordem com o seu sistema energético, mental e físico.

Nestes casos, é apenas a força ordinária atuando, ou pior, a força negativa atuando. Também, a influência do ego fechado, em processo de escuridão (ignorância).

São incontáveis os seres que ainda estão neste processo de desiquilíbrio energético, mental e físico. No entanto, mesmo dentro deles, existe a substância una, o sopro cósmico da vida.

A dicotomia existente aqui é como podemos educar os seres de modo que eles possam despertar para esta realidade suprema, fazendo com que eles possam agir em suas vidas de acordo com as leis humanas e universais.

É esta a questão central de toda a humanidade, de todo o processo cultural que envolve a evolução humana enquanto organismo uno.

Bem, são pequenos insights sobre o meu próprio desenvolvimento pessoal e profissional, bem como o de minha empresa.

Espero que possamos trilhar juntos esta caminhada rumo ao extraordinário, ao desconhecido e ao dito impossível.

Basta querer, ter fé, agir e criar.

Crear. Cantar. Contar.

Só é possível ser o que é, o ser que compreendeu a sua individualidade, diferentemente do que a massa preconiza. Só poderá ser, o ser que realmente compreendeu o seu eu verdadeiro.

Seja o que é, em sua simplicidade. É na simplicidade que o refinamento interior se encontra. O complexo simples, o simples complexo.

Seja o seu coração, seja YSTO!

Grande abraço,

Carlos

Recent Posts
bottom of page