Past Events

YSTO! StarTalk - A verdadeira riqueza e prosperidade.

Ao som de Red Rain (live) - Peter Gabriel. 

 

Estou bem feliz com a possibilidade de ter iniciado o blog YSTO! StarTalk, onde posso dialogar e trazer novos paradigmas, novos pensamentos, novas diretrizes para a liderança do século XXI. 

 

Ser líder é mais do que apenas ser um líder empresarial. É ser o responsável pelos resultados e conquistas nos mais diversos âmbitos de nossas vidas como um todo.

 

Hoje, um de nossos estudantes, perguntou-me como e por qual razão eu fazia muitas coisas, aparentemente diversas entre si, e como eu conseguia realizá-las.

 

Respondi: "Primeiro, tudo é a mesma coisa. Em verdade, tudo é oriundo da mesma Fonte, logo se entendermos o Princípio Uno de todas as coisas, tudo resultará em uma mesma origem. Portanto, não sou "eu" quem faço, mas A Essência em mim, Expressando-se em abundância. Esta deveria ser a máxima de todo ser que almeja ser uma melhor pessoa até o final de sua vida."

 

Fui além, disse que os talentos que escolhi desenvolver nesta vida, estão interligados em diversas artes.

 

Artes como:

1) Arte do Yoga e da Meditação, Arte de Amar (Esposa, Família, Amigos, e Amor Altruísta por todos como irmãos),

2) Arte da Oração com o Coração.

3) Arte da Musculação,

4) Arte da Composição Musical, (Piano, Canto, Guitarra, Violão),

5) Arte do Design Gráfico (Branding, Criação de Produtos, Editorial),

6) Arte da Escrita e Leitura (Literatura, Poesias),

7) Arte da Comunicação e Relacionamentos Humanos - (Palestras/Apresentação/Amizades),

8) Arte da Justiça (Direito/Diplomacia),

9) Arte da Filosofia (como meio de expressão e linguagem),

10) Arte das Línguas Estrangeiras (Inglês/Francês/Português),

11) Arte Empresarial (Vendas, Startup, Administração, Empreendedorismo, Mentoring, Coaching).

12) Arte de Viajar (Conhecer aprofundadamente novas culturas e países - Estar aberto ao desconhecido).

13) Arte de Investir (Investimentos financeiros)

 

E como irei desenvolver todas estas Artes durante esta vida ?

 

Creio que todos que possuem um conhecimento multifacetado ou dinâmico se perguntaria o mesmo. 

 

Eu respondi ao meu aluno, com três palavras:

"Self-discipline, perseverance, time management".

 

A Autodisciplina, pois precisamos estar com o relógio interno clicando, sempre se cobrando resultados internos, pessoais, com uma certa dosagem de ansiedade (aquela positiva), de modo que possamos alcançar o resultado desejado. 

 

A Perseverança, pois sempre que iniciamos uma nova Arte, a dor é inerente ao processo. Logo, achar novos caminhos alternativos, faz-se por presente, se queremos realmente atingir o pico da montanha.

 

O Gerenciamento de Tempo, pois de fato, é o que mais conta neste processo. O que causa lástima em minha alma é a perda do tempo. Quando penso nas pessoas mais velhas que em seu leito de morte, desejavam ter mais tempo de realizar aquilo que não conseguiram, vejo que em verdade, perderam grande parte de seu tempo, em vão. E como eles perdem o seu tempo ? Dormindo mais do que devia, trabalhando menos do que devia, assistindo mais futebol do que devia, mais novela do que devia, etc. Coisas simples que atrasam enormemente o seu desenvolvimento interno. 

 

Ter um gerenciamento de tempo, através de planilhas ou agendamento, faz-se por condição "sine qua non" para quem deseja um melhor aproveitamento de suas qualidades ou aspirações.

 

E o que tudo isto teria a ver com a criação de riquezas ?

 

Qual seria o conceito correto de riqueza ? E o conceito de prosperidade ?

 

Qual o seu modelo de riqueza ?

Qual o seu conceito sobre dinheiro e riqueza ? 

 

Você sente que ser rico é ruim ? Que sempre é oriundo de alguma ação desonesta ? 

 

Sinto que há muitos diferentes conceitos e muito mais desinformações sobre os modelos mentais de riqueza ou dinheiro, do que realmente se apresenta em nossas vidas.

 

Vamos analisar estas novas possibilidades de novos modelos mentais ou "mindset".

 

Pois bem, vejamos a correlação das Artes com o conceito de criação de Riqueza.

 

Qual o conceito real de riqueza e de prosperidade para você?

 

Se você se sente mal ao falar de que ser rico ou próspero é bom, ou de que apenas pessoas corruptas ficaram ricas, eis que precisa reavaliar o seu modelo mental sobre riqueza e dinheiro. 

 

Em minha concepção, riqueza é muito mais do que possuir muito dinheiro.

 

Ela é oriunda do conceito que trago na YSTO!, do estabelecimento de riquezas internas, ou o que chamo de inner values ou human virtues. O ser realmente refinado em seus valores mais íntimos, que denota um enorme valor interior agregado.

 

Esta é a verdadeira riqueza e é dela que todas as outras riquezas materiais são originadas. É do imaterial ou do mundo energético que materializamos o que queremos ver na Terra. 

 

Pode aperceber, que estamos adentrando em um tempo que os ricos que ficaram ricos de maneira desonesta, estão desmoronando em escândalos sobre corrupção sistêmica e assim por diante. Estes não são ricos, embora sejam "ricos" economicamente. Esta riqueza sempre será de carga negativa e desmoronará a partir da intensificação da energia.

 

 O que estamos vivendo em nosso país, no Brasil, o sistema de crise, é nada mais que uma oportunidade para reavaliarmos o nosso caminhar e redistribuir as cartas do jogo. Muitos dos que desejavam subir, terão a possibilidade, se souberem empreender corretamente, segundo os valores éticos, bem como segundo as leis. 

 

A riqueza verdadeira que escrevo neste artigo, é a riqueza ligada valores internos ou valores humanos, aprendidos no ambiente familiar ou em um sistema filosófico que possam trazer respostas para os buscadores que estão no caminho da ascensão pessoa e profissional. 

 

Tal riqueza é inexorável. Ela é perene, eterna, inabalável, inflexível e transmutadora.

 

Esta riqueza é o alicerce correto de qualquer ser humano que deseja a evolução pessoal e profissional. 

 

É como uma árvore milenar que possui imensas raízes, aquelas que não conseguimos ver, mas que estão no coração, pulsando como fonte de toda a vida. 

 

É como um grande iceberg, onde apenas conseguimos ver o cume.

 

Consegue aperceber agora a diferença ? Sério mesmo, consegue entender, a diferença de paradigma que desejo trazer através de nosso sistema ?


De que adianta ser rico financeiramente, se é pobre em cultura e educação ? Se é pobre em seus valores humanos e espirituais ? Então, não se é rico verdadeiramente, não se é realmente próspero.

 

A verdadeira prosperidade só se dará se houver um equilíbrio entre os valores da saúde e harmonia.

 

                                            Saúde      Harmonia       Prosperidade 

 

E como conseguir tal equilíbrio ? Para isto, é preciso procurar o autodesenvolvimento através da reconexão com o coração que habita em mim e em você. Também, é preciso treinar sua energia/mente/corpo, de maneira integral. 

 

É algo complexo, mas que infelizmente, diante do baixo nível intelectual e moral que a humanidade vive, apenas uma pequena porcentagem compreenderá prontamente, cabendo a eles, o processo de ensino aos demais, fazendo com que haja uma enorme corrente do bem, assim como escrevi no livro "Dominoes - The Chain Reaction".

 

Então, vem cá...

 

Lembra que nos foi ensinado em nossa cultura ou até mesmo por nossos pais, mesmo sem eles terem tido culpa deste processo, que ser rico era difícil, ou que era ruim, ou que pra você era impossível, pois vem de classe baixa ou média, etc. Todas estas desculpas são verdadeiramente um vírus que colocaram em nosso sistema, de modo que este vírus ataca todo o nosso viver, mantendo-nos dentro de uma jaula, a jaula da ignorância. 

 

A ignorância que nos foi trazida como herança que trazemos desde os tempos de colônia, em que ser rico é para poucos, ou para apenas os que já tinham possibilidade de ser. 

 

Pois vamos comparar nossa evolução educacional e material com a de outros países, como a Finlândia, Suécia, Japão, Inglaterra, Noruega, Alemanha, Estados Unidos. Vemos que temos muito à aprender com todos eles, de modo que poderíamos adaptar o que realmente funcionou por lá, em nosso país. À começar pelo aprendizado verdadeiro do português, para então o aprendizado da língua inglesa. É realmente simplória a nossa participação no contexto internacional, comparando com outros países dos BRICS.

 

A YSTO! vem para quebrar alguns destes paradigmas, de maneira que o nosso sistema educacional tenha a possibilidade de repensar o que já nos foi outrora dito.

 

Um dos grandes mentores sobre a verdadeira riqueza, T. Harv Eker, em seu livro "OS SEGREDOS DA MENTE MILIONÁRIA", descreve que: 

 

"As influências que recebemos na infância moldam o nosso modelo financeiro e podem nos conduzir a pensamentos e hábitos autodestrutivos. Aprenderá a fazer poderosas declarações que ajudarão a substituir maneiras negativas de pensar por "arquivos de riqueza": você passará a pensar - e a prosperar - como as pessoas ricas. Conhecerá também, passo a passo, estratégias práticas para aumentar a sua renda e construir a sua riqueza."

 

Esta educação estamos trazendo em nosso sistema, é o que chamo de educação não-formal, pois a formal nós já vimos onde fomos parar:

 

Presos em nossos diplomas e cátedras que mais parecem desinformar do que informar ou educar verdadeiramente. Nossa educação formal prepara "mentes padronizadas" a serem repetições do mesmo ciclo vicioso, do salário nivelado por baixo, do cargo público por vezes ineficaz, culpa não do servidor, mas do sistema falido que não o deixa pensar.

 

Quando venho dizer riqueza e prosperidade, preciso lembrar que também é importante relembrar o conceito de liberdade.

 

Sim, liberdade.

 

 

No fim, o que procuro é ser livre interiormente e pessoalmente, profissionalmente e financeiramente. E já sou desde o primeiro dia em que criei esta empresa, pois já sinto como se fosse livre, onde tenho horário flexível, tempo para minha espiritualidade, para criar, tempo para aprender novas habilidades e tempo para servir o próximo. 

 

No fim tempo é riqueza.

 

Tim Ferris em seu livro "4 hour workweek" relata que a nova moeda do século XXI não é o dinheiro, mas sim o tempo.

 

É isto mesmo. 

 

O verdadeiro líder rico e próspero é aquele que além de dinheiro, possui tempo para continuar o seu desenvolvimento.

 

Logo, ser livre financeiramente, enseja sim saber lidar com o seu dinheiro, com a educação financeira, com a criação de riquezas a longo prazo. Mas além disto, é ser livre em sua vida, de modo que possa criar mais em sua vida.

 

Um dos nomes que mais aprecio neste tema, em nosso país, é o do Gustavo Cerbasi. Ele comenta sobre a importância em termos uma educação financeira desde pequenos, algo que não tive, mas que agora procuro obter, de modo que meu futuro e o de muitas outras pessoas possa ser melhor.

 

Para finalizarmos,

entendo que ser rico e próspero é:

 

Ser rico em valores éticos e morais. 

Ser livre financeiramente (independente do sistema, com a média de 5 milhões ou mais em sua conta bancária, com uma cartela de investimentos em diversas áreas).

Ser rico em tempo para a sua vida e família.

 

Espero que tais conceitos possam ser difundidos mais ainda, de modo a criar uma réplica do paraíso terrestre. Sim, com estas idéias, é possível criar pequenos organismos de beleza e ternura.

 

É possível, basta querer agir. Mas agir com seriedade, brother!

 

Grande abraço,

 

Carlos Canteri

Ser

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Recent Posts
Please reload

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • SoundCloud - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco
  • Branca Ícone Pinterest

 

contato: + 55 (42) 4141.29.68    |   + 55 (42) 99949.58.87

©  2020  |   YSTO! Headquarters  |  Todos os direitos reservados |