top of page

Past Events

YSTO! StarTalk - A razão de todo sofrimento

YSTO! StarTalk - A razão de todo sofrimento.

Hoje tive uma grata inspiração.

Aprendi que a ignorância é a razão de todas as mazelas humanas.

De fato, temos que quanto mais aprendemos sobre a vida como ela é, ou como deveria ser a vida em sua plenitude, mais nos reconectamos com a nossa essência primeva.

É a partir da descoberta da "Inner Wisdom" ou "Sabedoria Interior" que poderemos concretizar uma vida de plenitude em estado de graça. Aprendi que na simplicidade e humildade, poderia viver o paraíso, nas mais simples situações do dia.

Aprendi que viver o momento presente, aproveitar o tempo que se vive, e aprender ao máximo, me deu o direito de ser a essência.

Ao contrário do que acontece lá fora, em um mundo permeado pelo caos e descontrole emocional, apercebemos que a ignorância é a causa maior de todo conflito interno, que é materializado em um conflito externo, causando conflitos internacionais, sociais, religiosos, políticos.

Quanto mais eu vejo conflitos religiosos e políticos, mais eu sinto pesar.

Quanto mais vejo conflitos étnicos, diplomáticos, mais vejo o quão distante está o homem do real ser, do respeito mútuo e coexistência.

Mas, como que em um ímpeto de coragem, procuro dentro de meu coração a força interior necessária para ultrapassar as maiores dificuldades e barreiras interpostas pelos véus da matéria.

Quando partimos da premissa em que todo ser humano possui um certo grau de conflito interno, entendemos que faz parte desta mesma condição humana aprender a sair do conflito, através do descobrimento da sabedoria interior e a ética.

Tal sabedoria é alcançada por aqueles que se dedicaram a encontrar dentro de seus corações a razão de existir.

Quando acessamos esta condição, acessamos uma maior vivência, uma real vivência, não apenas sobrevivência.

Passamos à ser a própria sabedoria em ação, a partir dos corretos pensamentos e sentimentos.

Também entendi que as pessoas sofrem pela falta. E a falta é realmente uma ilusão, porém externalizada no mundo material.

A falsa noção de escassez, faz com que deixemos de reconhecer a abundância que está a nossa espera.

A plenitude em todos os sentidos.

Compreendi que nossos sistemas político, cultural, financeiro, educacional, foram "pensados" a partir da escassez e do controle. Infelizmente. O poder está na mãos de uns 60 e poucos no mundo todo.

Eles detém o controle de todo o dinheiro que circula em nossos sistemas. Será que eles sabem o que fazer com tanto dinheiro?

Como diria Elon Musk, o dinheiro é apenas um número em uma “base de dados”.

Quando entendemos que as pessoas estão se enganando nesta distribuição incorreta destes números, percebemos que o mundo pode se tornar impossível de habitar, se não repensarmos novos ares para o sistema financeiro e educacional.

Portanto, ao invés de criar paz e harmonia, o sistema financeiro bloqueado, gera mais conflitos, pois distancia as pessoas de uma paz interior, através da falsa noção de escassez e de separação.

Fomos doutrinados a reconhecer determinados países são melhores que o nosso.

Fomos doutrinados a reconhecer que é normal, termos determinados valores como a falta de ética e moral.

Fomos doutrinados ao entendimento de "deixar-se levar pelo fluxo" de uma massa que não pensa, de uma massa que assa nos véus da ilusão.

Percebi que a restrição material, a falta de dinheiro ou de trabalho, faz com que haja um sentimento de agonia nas pessoas, e por elas não terem tido acesso à uma correta educação, elas padecem, sofrendo por um sistema, deveras, injusto.

Também, a falta de informação de como se tornar independente financeiramente, de como ser responsável com tal liberdade, também de como ter equilíbrio energético, mental e físico, faz com que vivamos uma vida de imensas dificuldades diárias.

E o que podemos fazer?

E o que podemos dizer ?

E o que podemos fazer ?

Agir através de uma educação não-formal e educar a ação, o comportamento.

Prevenir o conflito. Oferecer auxílio. Entender que muitas pessoas podem melhorar e sair da ignorância, se soubermos como criar novos sistemas e novas formas de ajuda.

A questão é como motivar uma pessoa a realmente querer melhorar.

Se educarmos as pessoas para o valor autêntico do trabalho honesto e justo, poderemos vislumbrar novas possibilidades de resultados.

Se criarmos um sistema financeiro inovador, capaz de suprir as necessidades básicas de todos os seres, bem como realizar uma reforma educacional, capaz de ensinar um novo mindset e novas atitudes positivas, poderemos vislumbrar alterações significativas na sociedade como um todo.

Pensando que a maioria dos líderes que vemos atualmente, irão morrer em breve, penso eu, como serão as futuras gerações, se mantivermos os mesmos valores e atitudes de uma velha era? E a nova era? Como descortinar o caminho?

É preciso realizar uma reforma nos valores e nos pensamentos, para que possamos inspirar novos líderes à serem positivos e dinâmicos para os próximos anos.

Alguém precisa começar. Que sejamos nós!

A revolução do silêncio, a revolução interior se inicia.

É a presença interior expressando calma e bondade.

Se conseguirmos realizar estas alterações de forma equânime, de modo à estabelecer novos parâmetros, poderemos alcançar novas respostas para o mundo que desejamos deixar aos nossos filhos e netos.

É possível ao menos deixar uma semente de sabedoria, no meio da escuridão do ser. YSTO! é possível!

Basta realizarmos a nossa parte, fazermos o que é preciso ser feito, e a partir de nossa atitude, ser a mudança que gostaríamos de ver no mundo.

Fazer o que é possível, com os instrumentos que temos disponíveis no agora. Nunca reclamar, nunca maldizer.

Sempre agir positivamente.

Com calma, serenidade, paciência e perseverança. Há muito para contribuirmos.

Acredite!

Sejamos O Ser.

Simples mente ser.

Carlos Canteri


Recent Posts
bottom of page